Na hora de construir a casa dos nossos sonhos, tudo deve estar perfeito: o tamanho dos cômodos, o acabamento, a decoração. Ao escolher as portas e janelas não é diferente: é preciso escolher produtos que combinem com o restante da sua casa, tomando cuidados com vários pontos.
Por isso, reunimos 5 dicas para você não errar quando for escolher as portas e janelas.
Dê preferência a materiais de qualidade
Ao comprar as portas e janelas da sua casa, fique atento à qualidade dos produtos. Comprar as peças mais baratas pode ser ruim, já que, com o tempo, as desvantagens podem ir aparecendo e trazendo desconforto para você e sua família. Para evitar janelas emperrando, cupins, infiltração de água, ferrugem e outros problemas, busque produtos feitos com materiais resistentes, o que pode encarecer um pouco o valor da obra, mas trará muitos benefícios e você não precisará de tanta manutenção.
Portas e janelas de madeira
Um dos materiais mais usados para portas e janelas é a madeira. Existem diferentes tipos de madeira nesse caso, por isso vamos explicar para você não errar.
● Madeira oca: ela é apenas revestida de madeira e é oca por dentro. É a opção mais barata, porém não tem muita qualidade;
● Madeira semioca: indicada para portas internas da casa, ela possui maior resistência estrutural em relação à madeira oca, pois possui enchimento de madeira;
● Madeira maciça: é a melhor opção e, consequentemente, a mais cara. É indicada para portas de entrada e lugares onde há a possibilidade de receber umidade.
● Porta Colmeia: o melhor custo-benefício do mercado é essa porta com formação interna de materiais ecológicos. O desenho lembra uma colmeia (por isso o nome) e é bastante utilizada em ambientes internos.
Tamanho das janelas
Ao escolher o tamanho da janela, considere o espaço da parede, o tamanho do cômodo e a posição. Janelas pequenas em cômodos muito grandes são esteticamente desagradáveis e não promovem a iluminação e ventilação necessárias.
Para quartos, as medidas de janela mais comuns são:
● 1,00 x 1,50
● 1,00 x 2,00
● 1,00 x 1,20
● 1,20 x 1,50
● 1,20 x 2,00
● 1,20 x 0,50
Para outros cômodos, as medidas mais usadas são:
● 1,00 x 1,50
● 1,00 x 2,00
● 1,00 x 1,20
● 1,20 x 1,50
● 1,20 x 2,00
● 0,60 x 0,80
● 0,50 x 0,50
● 0,40 x 0,60
● 0,60 x 0,60
Janelas de vidro
O uso de janelas de vidro está super em alta. O vídeo ilumina o ambiente, deixando com aquele aspecto natural. Para alguns cômodos da casa é ótimo, mas é preciso tomar cuidado com essa escolha: muita claridade pode incomodar. Considere uma boa cortina para quebrar a luz e os raios ultravioletas.
Janelas de vidro são muito indicadas para sala, escritórios, cozinha ou corredor. Nos quartos, ela pode trazer muita claridade, mesmo à noite.
Largura das portas
O tamanho das portas é muito importante. Uma porta muito grande pode ficar exagerada. Por outro lado, porta muito estreita pode dificultar a passagem de pessoas com cadeiras de rodas e móveis grandes.
As larguras mais usadas são:
● 2,10 x 0,70
● 2,10 x 0,80
● 2,10 x 0,90
● 2,10 x 1,00
● 2,15 x 1,20
Para a porta de entrada, escolha uma mais larga. A aparência estética fica muito melhor.
Escolha portas e janelas que combinem com sua casa. Fique atento a essas dicas e não erre na hora de comprar.
Lembre-se: a economia mal planejada de hoje, pode trazer gastos desnecessários amanhã.