Qualidade de vida é um dos aspectos mais discutido (e mais desejados) entre que mora em centros urbanos. Poluição do ar, visual, sonora, trânsito, são tantos os desafios que fica difícil falar de todos em um post só. Uma das saídas para que busca fugir desses problemas e morar em um condomínio com área verde.
Muitas cidades já têm em seus novos planos diretores medidas que estimulam a manutenção e a construção de novas áreas verdes. Mas são planos que na maioria das vezes ainda não saíram do papel. Por isso, a estratégia de fugir para um condomínio fechado fora da região urbana ainda é uma as principais alternativas.
Nesse post vamos te ajudar a enxergar as maiores vantagens em morar um condomínio fechado com muita área verde.
A área verde melhora o clima da região
Segundo Marcos Buckeridge, pesquisador da USP, regiões de clima similar, com e sem árvores, podem apresentar uma variação de até 5 graus célsius na temperatura ambiente. Isso porque as copas das árvores, especialmente as com folhagens densas, chegam a bloquear 80% dos raios solares. Além disso, regiões mais arborizadas atraem maior incidência de chuvas através da liberação de vapor d’água e de outros compostos orgânicos durante a fotossíntese. Condomínios com área verde preservada tendem, assim, a possuir temperaturas mais agradáveis, tanto durante o dia quanto à noite.
A área verde influencia na saúde
Regiões arborizadas, como praças, parques ou matas preservadas, influenciam diretamente no bem-estar da comunidade. Além do impacto na temperatura e na umidade, que gera mais conforto, regiões mais verdes são mais convidativas e estimulam um estilo de vida mais saudável. Isso faz com que as pessoas saiam de casa com mais frequência para caminhar e praticar esportes. Um estudo Universidade Vrije, em Amsterdã, com dados de 350 mil holandeses, concluiu que aqueles que moravam em áreas com maior proporção de verde apresentavam menores taxas de uma série de doenças. Entre elas asma, ataques cardíacos, distúrbios de ansiedade, estresse e depressão.
> More ao lado de 300.000 m² de mata preservada
A área verde valoriza os imóveis
Um estudo da empresa Sueca Husqvarna, realizado com 5 mil proprietários de imóveis e 44 corretores imobiliários em 9 países, afirma que imóveis próximos a áreas verdes bem cuidadas apresentam uma valorização média de 16%. E não é difícil de entender o porque. Em um condomínio com área verde, a vegetação ao redor cria um ambiente muito mais agradável e atraente se comparado a outros onde só existem construções. E não é só isso. Para famílias com crianças e animais de estimação, a área verde se torna mais uma opção de lazer e socialização.
A área verde traz benefícios para o mundo
Vivemos um momento onde o aquecimento global e pauta constante na imprensa e até nas discussões entre amigos. A preservação e a criação de novas áreas verdes são uma parte importante desse debate. As áreas verdes funcionam como enormes refrigeradores, com participação direta na regulação da temperatura do planeta. Com a liberação de oxigênio e outros compostos orgânicos elas influenciam na temperatura ambiente e no ciclo das chuvas. Elas também contribuem para a preservação da fauna e da flora, contribuindo para um planeta mais sustentável e para a preservação da vida. Por isso, é importante que cuidemos das áreas verdes que já existem e que incentivemos cada vez mais essa maneira de pensar.
Gostou dessas vantagens? Quer morar perto de uma área mais verde? A Tynaka pode te ajudar. Fale com a gente!
__