As fachadas de casas são seus cartões de visita e merecem muita atenção na hora do planejamento. Afinal, é preciso que elas estejam em sintonia com o interior da casa.
Existem vários tipos de fachadas de casas, que podem ser feitas com diferentes materiais e revestimentos. Por isso, separamos 6 exemplos com diversos materiais para você se inspirar.
Antes de escolher, leve em consideração fatores como clima, umidade, exposição ao sol e o desgaste natural. Confira.
Pintura
A pintura é um dos revestimentos mais escolhidos para fachadas de casas, já que é mais simples e mais barato. Invista em tintas com maior durabilidade e resistência à umidade e ao sol. Tintas acrílicas à base de água são bastante utilizadas.
Sua maior desvantagem é a necessidade de manutenção, pois a pintura pode se descascar e manchar com o tempo.
Concreto
Para dar um ar industrial e versátil para sua casa, o concreto é uma boa opção. Ele requer poucos cuidados e é bastante durável, além de ser super econômico.
Tijolo maciço
Esta opção está sendo bastante utilizada na construção: deixar os tijolos aparentes como revestimento, o que dispensa maiores cuidados. Os tijolinhos também podem ser usados na parte interna da casa.
Madeira
Outro material bastante utilizado em fachadas de casas é a madeira. Não pense que ela não pode ser usada em locais com muita umidade ou calor. O material é bastante resistente e durável e pode ser uma ótima opção.
Se você escolher essa opção, é preciso tomar alguns cuidados: para aumentar a durabilidade do material, utilize verniz ou impermeabilizando nas peças.
Para deixar a fachada com uma aparência criativa, utilize dois tipos de materiais, como na foto.
Os preços desse material variam de acordo com o tipo e formato da madeira escolhida.
Pedra
A grande vantagem de usar pedras como revestimento para fachadas de casas é a economia, já que existem menos gastos com manutenções. Essa opção deixa o imóvel com um tom rústico e, ao mesmo tempo, moderno.
É possível utilizar peças polidas, com acabamento mais bruto, em filetes ou em mosaico. Quem escolhe é você, pensando em qual ficará melhor com o resto da casa. As pedras mais utilizadas para o revestimento externo são Miracema, São Tomé, Caxambú e Pedra-Madeira, que podem ser encontradas em diversos tamanhos e tonalidades.
Porcelanato
O material é bastante resistente e o acabamento uniforme e refinado deixa o imóvel com aparência elegante e clean. Por ser impermeável, é perfeito para cidades com alta umidade do ar, garantindo maior durabilidade para a obra.
Seu uso é ideal para fachadas ventiladas, quando a parede do imóvel e o revestimento são afastados, criando uma câmara de ar em movimento. Esse espaço permite a ventilação natural e evita o acúmulo de umidade.
E você? Qual dessas fachadas é a sua preferida? Conte pra gente nos comentários.
__