Quando decidimos comprar um imóvel, passamos por várias fases. Muita pesquisa, muitas visitas e, sobretudo, muita negociação. Os altos juros do nosso mercado sempre representam um problema. A conta fica bem mais cara no final. Por outro lado, não é fácil ter dinheiro na mão para comprar um imóvel à vista, especialmente com a alta recente dos preços.
Mesmo assim, em agosto de 2016 o CRECI-SP divulgou um estudo apontando que 46,1% dos compradores optaram, naquele mês pela quitação à vista dos imóveis. Um número surpreendente, que vem crescendo ano a ano. E que faz muito sentido quando olhamos para as vantagens dessa modalidade de compra.
Poupança
Quando você junta dinheiro ao longo do tempo para comprar um imóvel à vista, você inverte uma lógica importante. Em vez de pagar juros sobre o valor financiado ao longo do tempo, você pode investir o que poupa e fazer esse dinheiro render. Para quem não tem tanta pressa e consegue guardar somas maiores com mais velocidade, poupar para pagar à vista é a melhor opção.
Uma simulação, feita pelo Clube dos Poupadores, comparou duas situações: pagar um financiamento por 35 anos ou juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista.
Um imóvel de R$ 500 mil reais, financiado, custaria no final o montante de 1,15 milhão de reais (que ainda seria corrigido pela TR). Poupando o mesmo valor das prestações do financiamento mensalmente, a uma rentabilidade média de 0,7% ao mês, seriam necessários 6 anos e 5 meses para juntar 377 mil reais. Outros R$ 129 mil viriam do rendimento de juros dessa aplicação, somando um total acima dos 500 mil no período.
Ou seja, a diferença entre o valor desembolsado no pagamento à vista e o valor pago através de financiamento bancário chega, nesse exemplo, a mais de 750 mil reais.
Negociação
O poder de barganha cresce muito quando você é capaz de fazer uma oferta à vista. Não há quem não prefira embolsar 100% do valor imediatamente. Especialmente se o vendedor tem urgência em receber os recursos. Isso torna a negociação muito favorável para o comprador, que pode fazer uma oferta até abaixo do valor de mercado daquele imóvel. Os descontos para pagamento à vista podem, em média, ultrapassar os 12%, segundo o estudo do CRECI. Além disso, comprar um imóvel à vista elimina um bocado de burocracia. A aprovação de crédito bancário pode ser um verdadeiro martírio.
Financiamento sem juros
Você não tem nada guardado para dar de entrada e nem quer esperar por anos enquanto acumula algum dinheiro? Então um formato interessante oferecido por algumas construtoras e incorporadoras é o financiamento de curto e médio prazo sem juros. Nesse tipo de contrato, o valor total do imóvel à vista é dividido em prestações que podem chegar a 120 meses. As prestações são corrigidas pela inflação, mas não há incidência de juros, o que já é uma grande vantagem. Esse modelo de financiamento, que é um meio termo entre o financiamento bancário e o pagamento à vista, é mais comum para a compra de imóveis na planta ou de lotes.
Ofertas
É interessante ficar de olho nas promoções de construtoras e incorporadoras que podem oferecer descontos consideráveis para pagamento à vista de imóveis selecionados em datas específicas. Essas ofertas são comuns na Black Friday, por exemplo, época em que quase todo mundo oferece algum “grande” desconto em seus produtos e serviços.
Mas atenção: Comparar o preço da oferta com o preço anterior e, principalmente, com o valor de mercado do imóvel é muito importante. Só assim você vai ter certeza que o desconto é real.
Confira esta oferta:
Black Friday Tynaka – 20% de desconto nos Lotes do Vale Imperial
Dica bônus: custos extras
Quem opta por comprar um imóvel à vista não pode se esquecer dos custos da negociação. Pode haver comissão para o corretor e não há como fugir do ITBI, que equivale a cerca de 2% do valor do imóvel. Existem também outras despesas com cartórios, como Registro e Escritura. Todos esses valores também precisam ser pagos à vista.
E caso você tenha vendido seu imóvel recentemente, é preciso ficar atento, ao Lucro Imobiliário, imposto que é devido quando há ganho de lucro entre a compra e a venda do imóvel.
Gostou dessas dicas? Quer comprar um imóvel à vista? Fale com os consultores da Tynaka!
_